Atributos para a gestão de riscos corporativos

Para um efetivo gerenciamento de riscos corporativo, além da necessidade de estabelecer a cultura e consciência de riscos é fundamental que a empresa conheça os seus ciclos de negócio e entenda a dinâmica de geração de caixa e criação de valor.

O mapeamento detalhado de seus processos ou fluxos de transação é um passo primordial para a identificação dos riscos, mas deve-se tomar muito cuidado, pois, em um primeiro momento é necessário identificar os riscos inerentes ao processo, e não os riscos da transação. Este trabalho deve ser complementado com a identificação dos riscos de TI e também dos riscos de fraude.

A gestão tem papel fundamental neste processo, estabelecendo o fluxo de transações, as normas, identificando, avaliando e tratando os riscos existentes, incluindo o sistema de controles internos, e o processo de monitoramento de desempenho das atividades.

Gerenciar riscos é aumentar a capacidade da empresa atingir seus objetivos estratégicos,  alcançando sua missão de criar valor as partes relacionadas. De nada adianta ter todo uma estrutura se não houver comprometimento da gestão com as melhores práticas de mercado e com a ética.

A estrutura estabelecida de gerenciamento de riscos deve possibilitar a empresa conhecer os riscos em suas diversas camadas:


      • Risco Estratégico
        • Risco operacional
          • Risco do processo
            • Risco da transação
              • Risco do controle



O sucesso da gestão de riscos esta baseado no claro entendimento e na compreensão que o gestor tem que ter de sua importância neste processo e da importância deste processo para que a empresa possa alcançar seus objetivos.

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário