Para empreender não basta ter vontade!

Vontade de empreender faz parte do sonho do brasileiro. Ser dono de sua vida, ter seu próprio negócio, segundo o SEBRAE esta entre as cinco aspirações do brasileiro. Esta vontade aumenta quando o país passa por crise econômica e torna volátil o emprego.

Empreender é transformar uma ideia em ação, é fazer dela um negócio, para isto é necessário ter a atitude e mentalidade para buscar fazer a diferença, é ter foco e muita resiliência.

Além disto é ter um considerável apetite a risco! 

Um significativo numero de empreendimentos morrem antes de completar o seu quinto ano de vida, não porque a ideia não é boa, mas sim por falta de gestão e controle financeiro. O empreendedor por oportunidade tem maiores chances de perenidade do que o empreendedor por necessidade, pois, este tem menor preparo, empreende pelo desespero.

Optar por uma franquia pode auxiliar no processo de iniciar um negócio, contudo, em sua grande maioria, o capital inicial é alto, e o retorno pode passar de 36 meses. Se você esta desempregado ou não tem uma receita mensal fixa, tem que tomar muito cuidado, pois, por algum tempo você não terá possibilidade obter "pro-labore" do negócio. 

O seu dimensionamento de capital para empreender deve levar em conta um período de pelo menos 24 meses sem nenhuma retirada. Seja conservador em sua análise; sua mente deve estar pensando grande, mas os seus pés devem estar no chão!

Empreender é um processo que dura 24 horas, 7 dias por semana, então esteja preparado para isto. É necessário ser persistente. Saiba que enquanto alguns estiverem tomando choop, você estará trabalhando, por isso empreender não é para todos.

Sempre me perguntam qual o melhor negócio para empreender, e minha resposta é procure aquilo que realmente você gosta de fazer, pois empreender não deve ser um fardo, mas sim um prazer . Busque algo que esteja alinhado com seus valores.

Além disto, procure algo que solucione um problema, que crie uma oportunidade, que seja inovador. 

Seja criativo, crie o hábito de observar ao seu redor, sempre existem oportunidades para inovação. A economia criativa e também a colaborativa já é uma realidade, busque entender e se associar em um centro de coworking, startup ou incubadoras. 

A inovação acontece quando você esta descontente com algo ou situação. Buscar algo que tenha um propósito para a melhoria da sociedade é fundamental para os dias de hoje. Busque algo diferente.

É importante ouvir as lições de empreendedores de sucesso, contudo, saiba que nem tudo é "glamour", procure também ouvir aqueles que falharam, os insucessos, pois, trazem muitas lições.

Seja humilde, busque apoio, você não tem como fazer tudo. Ouvir a intuição é importante, mas não deixe de criar um plano de negócio, planeje a execução, monitore os resultados, tome as ações corretivas. Se recicle constantemente.

Comece pequeno, com um passo de cada vez, mas não é por isso que você tem que sonhar pequeno; sonhe grande, a energia gasta é a mesma, mas tenha consciência que isto é uma jornada!

Sucesso!










Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário