Os 10 passos que o empreendedor deve seguir para iniciar um negócio



Iniciar um empreendimento não é um processo simples, envolve uma série de decisões importantes que devem ser tomadas de forma fundamentada e estruturada. Isto envolve planejamento, questões de finanças, legais, estatutárias, localização e outras decisões chaves que serão base para o sucesso do empreendimento.

Para tornar este processo mais simples, definimos 10 passos importantes a ser seguido, para facilitar o planejamento, estruturação e gerenciamento do seu empreendimento.

Neste ponto você já sabe que tem perfil empreendedor e também já respondeu as 20 questões que lhe possibilitou pensar e refletir nos pontos significativos para iniciar um empreendimento, agora é necessário colocar todo este conhecimento obtido em prática:

Passo 1 – Elabore e formalize um plano de negócio

Apesar de intuição ser importante para o empreendedor, por melhor que seja ela não substitui a necessidade de ter um plano de negócio formal e detalhado.         Se você não tem um plano, você tem apenas um sonho.

Passo 2 – Tenha um mentor

A vida do empreendedor é muito solitária, pois somente você poderá e deverá tomar as decisões que podem criar ou destruir valor do empreendimento. Para prevenir decisões equivocadas, tenha um mentor para que você possa discutir e fazer as reflexões necessárias antes de tomar a decisão. 

Passo 3 – Escolha a localização

Dependendo da natureza de seu empreendimento, a localização é item fundamental para o seu sucesso, além disto, normalmente representa uma parcela significativa do valor do investimento e do seu custo operacional, toda prudência é importante neste quesito.

Passo 4 – Financie seu negócio

O financiamento pode ser através de capital próprio ou através de capital de terceiros. Uma decisão equivocada neste passo pode colocar em risco todo o empreendimento. Para isto é necessário ter uma visão de longo prazo da operação e isto deve ser avaliado no plano de negócio. Esteja preparado para ter um sócio, que pode ser um Angel fund, por exemplo.

Passo 5 – Determine a estrutura legal e estatutária

Outro item determinante para o sucesso é decidir sobre a melhor estrutura legal e estatutária para a empresa. Não esqueça que o sistema tributário no Brasil pode inviabilizar seu negócio. Conheça seus concorrentes e como eles estão formatados legalmente.

Passo 6 – Registre sua marca

Não deixe para depois, registre sua marca, logo ou nome fantasia, pois este é um ativo importante para seu empreendimento.

Passo 7 – Obtenha o seu CNPJ, licenças e permissões de operação

Comece corretamente, trate destes assuntos antecipadamente, não corra riscos desnecessários. Contrate um contador de confiança para obter sua condição legal e para fazer a manutenção fiscal e contábil da empresa. Tenha em mente que a contabilidade é base para seus controles financeiros e de lucratividade, não é apenas uma obrigação legal.

Passo 8 – Entenda as responsabilidades legais e também as responsabilidades como empregador

Tenha estas responsabilidades de forma clara e transparente, de forma a prevenir contra possíveis passivos legais e ou trabalhistas. Trate este assunto de forma ética e responsável.

Passo 9 – Selecione seus colaboradores

Se necessitar de mão de obra, conheça as de forma clara as habilidades, conhecimento e competências necessárias para a adequada condução das atividades. Não contrate pela emoção e nem pela amizade, seja profissional nesta decisão, tenha um apoio de profissionais especializados no quesito recursos humanos.

Passo 10 – Revise seu plano de negócio periodicamente

Plano de negócio deve ser seguido, e periodicamente deve ser revisto e ajustado para atual realidade. O empreendedor tem duas opções, fazer uma gestão de crise, não tendo um plano de negócio ou uma gestão de contingência, baseado em um planejamento baseado em riscos, a escolha é sua.

Tenha sempre em mente que a média de vida de 50% das micros, pequenas e médias empresas é menor do que 5 anos, que em sua grande maioria, é resultado da abdicação do empreendedor de alguns dos passos anteriormente descrito.

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário